Explicámos como fazer crescer uma planta verde a partir de um caroço de abacate e como fazer crescer um alperce a partir de um caroço de alperce. Anteriormente, também mencionámos como semear um limoeiro a partir de caroços de limão, uma técnica que também funciona com outros citrinos (toranja, laranjas, clementinas, etc.). Esperamos que este artigo lhe dê mais algumas boas ideias para se inspirar.
1) Uma macieira feita a partir de sementes de maçã
Coloque as sementes limpas num pano húmido e embrulhe-as num saco que possa voltar a ser fechado. Depois guarde-as no frigorífico durante pelo menos 80 dias. Em seguida, coloque as sementes num recipiente na parte mais ensolarada da casa para que elas brotem. Uma vez que os botões tenham aparecido, pode enterrá-los e regar frequentemente. Conte entre 5 e 10 anos para ver aparecer as suas primeiras maçãs.
2) Pereiras com sementes de pera
Depois de ter devorado uma boa pera, coloque as suas sementes limpas num saco de plástico com musgo de turfa para germinar. A germinação demorará 60 a 90 dias no frigorífico. Em seguida, coloque as suas sementes num copo de água durante dois dias e depois no solo, num canto luminoso do jardim. Acima de tudo, não se esqueça de as regar pelo menos uma vez por semana. Ao fim de alguns anos, as saborosas peras estarão a sair dos seus narizes frutados.
3) Um pessegueiro graças ao caroço do pêssego
O caroço do pêssego é estratificado. Para isso, embrulhe os caroços de pêssego numa toalha húmida e leve-os ao frigorífico durante 70 a 90 dias. Quando os rebentos aparecerem, pode colocá-los no solo. Dentro do seu vaso, certifique-se de que o solo é profundo e arenoso, com um pouco de argila para uma plantação bem sucedida. Certifique-se de que a planta se mantém sempre húmida e acompanhe de perto o seu desenvolvimento. Quando o tronco tiver cerca de 30 cm de altura, pode plantar tudo no solo. Após 4 anos, terá uma bela árvore. Para obter frutos (geralmente de sabor semelhante ao do pêssego da vinha), é preciso esperar 8 a 10 anos.
4) Plantas feitas de caroços de manga
Neste caso, é necessário começar por retirar o miolo. Para o fazer, pode utilizar uma faca de manteiga ou um abridor de ostras. Acima de tudo, tenha muito cuidado para não danificar o miolo durante o processo. Depois de ter retirado a amêndoa, coloque-a num vaso de plástico ou de grés grande e fundo, com buracos, e encha-o com terra para plantas de interior. Cubra a amêndoa com 1 cm de terra, tendo o cuidado de deixar o rebento virado para baixo se ele já estiver a desenvolver-se. Em breve, transformar-se-á em raízes! Regue abundantemente, certificando-se de que a água escorre bem pelos orifícios. Assim, terás uma árvore comparável à do abacateiro, mas com folhas mais brilhantes. A sua pequena árvore também desenvolverá flores amarelas perfumadas. Lembre-se de a levar para o exterior de junho a agosto para que possa apanhar sol.
5) Tinas para o cultivo de plantas
Para preparar os caroços de tâmaras para germinar, limpamo-los e colocamo-los num recipiente de vidro transparente exposto à luz solar direta. Quando os rebentos tiverem crescido até 1 cm, pode plantá-los num tabuleiro de sementes de plástico perfurado, cobrindo-os com 2 cm de terra para vasos. Durante o mês seguinte, mantenha a terra húmida e adicione filme plástico para criar uma mini estufa. É essencial manter as suas plântulas num ambiente quente, mas sem sol direto. Após um ano, terás uma pequena palmeira com longos chicotes escuros presos na base. Esta planta cresce facilmente dentro de casa, mas pode passar o verão ao ar livre, desde que se lembre de a trazer para dentro no final de agosto. No entanto, não contes com datas, a não ser que tenhas um clima muito quente!
6) Pedras de cerejeira para obter plantas
Os caroços de cereja podem ser utilizados para vários fins, nomeadamente para fazer uma cerejeira. Para isso, lave-os cuidadosamente e raspe-os um pouco para os tornar mais ásperos. Depois, coloque-os num papel ou numa toalha húmida no frigorífico até germinarem. Quando os caroços começarem a brotar, estão prontos! Pode então semeá-los imediatamente no seu jardim. Terá uma planta de sebe em 4 anos e cerejas selvagens em cerca de 10 anos.
7) Sementes de kiwis para cultivar também
Passar cerca de vinte sementes por água para eliminar os últimos vestígios de polpa. Esta etapa limitará o risco de bolor. Em seguida, coloque-as num vaso entre duas camadas de terra húmida. Vais ver: elas germinam muito rapidamente! Não tarda muito a aparecer um caule bastante robusto. O resultado? Com o passar dos meses, vai ter uma trepadeira muito gira que precisa de apoio para crescer.
8) Uma oliveira num vaso com azeitonas
Guarde os caroços das azeitonas frescas, dando preferência aos dos frutos maduros e não tratados. Coloque-os num tabuleiro de areia e mantenha-o num local fresco e húmido durante todo o inverno. Por exemplo, o lado norte da sua casa seria o ideal. Depois disso, será difícil prever quanto tempo vai demorar a germinar. Pode levar seis meses, assim como pode levar dois ou três anos. Assim que o seu caroço começar a germinar, pode regá-lo, mas moderadamente, pois a oliveira é uma árvore que teme mais o excesso de água do que a seca. Mantenha-a em vasos se não viver numa região de clima ameno. Pode retirá-lo no final de maio, quando o risco de geada tiver passado. Após a germinação, terás um pequeno arbusto em 5 anos e as primeiras flores em pelo menos 5 anos.
9) Uma planta feita de sementes de romã
Retire as sementes de uma romã bem madura e lave-as bem. Envernizar as sementes para facilitar a germinação, colocando-as num frasco dentro de um saco hermético e deixando-as no frigorífico durante quinze dias. As duas primeiras folhas (ou cotilédones) aparecerão nessa altura. Pode então levar o vaso para o exterior regularmente no verão para habituar a folhagem à luz direta do sol. A partir do segundo verão, o seu arbusto começará a florescer. No entanto, apenas os jardineiros mais hábeis conseguem obter frutos comestíveis. Estes são também geralmente mais pequenos.
10) Núcleos de lichia para obter plantas
As plantas cultivadas a partir de caroços de lichia são difíceis de cultivar. No entanto, a fase de germinação é rápida e particularmente atractiva. Para isso, é preferível conservar os caroços mais lisos e não atrofiados. Retire a polpa e deixe-os de molho em água durante dois dias. Em seguida, plante alguns caroços em terra húmida, com o lado arredondado para cima e ligeiramente saliente (nem todos germinarão, é por isso que semeamos mais do que um!) Mantenha as suas plântulas quentes e pacientes: após duas ou três semanas, as primeiras folhas aparecerão. Quando atingirem 10 cm, é altura de as replantar.
Como bónus… Como se cultiva uma planta de ananás?
Torça a coroa de um ananás fresco sobre si mesma. Isto permitir-lhe-á arrancá-la. Retire 2 cm das folhas da base e deixe esta parte nua germinar na água durante alguns dias. Depois, é tempo de plantar as raízes num vaso de 10 a 15 cm de diâmetro, cheio de terra húmida para vasos de interior. Cobrir bem o caule até às primeiras folhas para favorecer o enraizamento da planta. Basta colocar o vaso num local ensolarado e sem correntes de ar. Durante os primeiros meses, não vai acontecer nada de especial (as raízes estão a cavar os seus ninhos!). No entanto, passado esse tempo, vão aparecer novas folhas.