No inverno, o aquecimento estĂĄ a todo vapor e nossas plantas de interior podem sofrer com isso. De fato, isso torna o ar muito quente e seco, o que pode fazer muitas plantas de apartamento murchar. No entanto, Ă© difĂ­cil abrir mĂŁo de um pouco de verde para trazer vida Ă  decoração e melhorar a qualidade do ar graças ao efeito despoluente das plantas. EntĂŁo, que tal variedades que resistem corajosamente ao calor e ao ar seco, a ponto de poderem atĂ© mesmo ficar orgulhosamente acima de um radiador sem sofrer danos? Com essas espĂ©cies vegetais robustas capazes de prosperar mesmo em um ambiente interno superaquecido, vocĂȘ pode facilmente criar um oĂĄsis resistente a todas as estaçÔes.

Quais sĂŁo as plantas que suportam bem o aquecimento?

Langue de belle-mÚre (ou sanseviÚre ou sansevieria) et un pied d'éléphant (beaucarnea recurvata) plantes et chauffage survie des végétaux malgré le radiateur
Língua-de-sogra (ou sansevieria) e pé de elefante (beaucarnea recurvata) são plantas que sobrevivem ao aquecimento e ao radiador.
LĂ­ngua-de-sogra e beaucarnea recurvata.
Aloe vera
O aloe vera Ă© celebrado em todo o mundo por suas propriedades medicinais e seu efeito de boa sorte. No entanto, tambĂ©m Ă© um campeĂŁo na resistĂȘncia a condiçÔes internas difĂ­ceis. Suas folhas carnudas e cheias de ĂĄgua permitem que ele sobreviva a ambientes aquecidos e secos, mesmo quando colocado acima dos radiadores. AlĂ©m disso, vocĂȘ vai adorar ter seu gel calmante e hidratante Ă  mĂŁo para aliviar sua pele danificada pelo frio.

Sansevieria
Para a sansevieria (ou “lĂ­ngua-de-sogra”), a sobrevivĂȘncia interna Ă© algo natural. Com suas folhas elegantemente eretas, esta planta escultural tolera calor excessivo e ar seco. Incrivelmente resistente, despoluente e bonita, a sansevieria Ă© perfeita para quem procura uma planta de interior pouco exigente, mas cheia de personalidade e utilidade. TambĂ©m Ă© a escolha ideal para iniciantes em jardinagem!

Beaucarnea recurvata
Frequentemente apelidado de “pĂ© de elefante”, o beaucarnea recurvata possui um tronco inchado que armazena ĂĄgua. Isso permite que esta planta majestosa enfrente perĂ­odos de seca no inverno e aquecimento excessivo sem pestanejar. Portanto, deixe-se encantar no inverno por esta planta elegante e incrivelmente resistente, com belas folhas em cascata.

Yucca
Com suas folhas pontiagudas, o yucca nĂŁo fica para trĂĄs em elegĂąncia. Muito apreciada por jardineiros e amantes de plantas que nĂŁo tĂȘm mĂŁos verdes, esta planta prospera em condiçÔes internas difĂ­ceis devido Ă  sua resiliĂȘncia imbatĂ­vel. Adaptado ao calor e ao ar seco, ele surpreenderĂĄ vocĂȘ com sua capacidade de prosperar apesar das variaçÔes de temperatura no inverno.

Zamioculcas
Comumente conhecida como “planta ZZ”, a zamioculcas nĂŁo tem medo de ambientes internos pouco iluminados e secos. Sua capacidade de armazenar ĂĄgua em suas folhas lhe confere uma resistĂȘncia excepcional ao aquecimento e ao ar seco. Com sua folhagem brilhante e compacta, Ă© ideal para decorar o topo dos radiadores.

Clorofito
Mais conhecido como “planta aranha”, o clorofito se destaca como uma opção resistente capaz de prosperar em diversas condiçÔes, incluindo ambientes sujeitos a aquecimento intenso e ar seco no inverno. Com suas longas folhas elegantes, arqueadas e listradas de verde em cascata, esta planta Ă© tambĂ©m reconhecida como uma excelente despoluidora.

Kalanchoé
O kalanchoé brilha entre as plantas de interior devido às suas cores bonitas. No entanto, seu principal atrativo aqui é que ele prospera em condiçÔes quentes e secas. Com suas flores vibrantes, ele traz alegria ao seu espaço enquanto enfrenta o calor do inverno. Esta planta de baixa manutenção é A escolha certa para iluminar os dias mais sombrios do inverno.

Suculentas
As suculentas apresentam formas e cores variadas, tornando-as especialmente decorativas. Essas jóias botùnicas adicionam um toque moderno e artístico à sua casa, exigindo pouca manutenção. São especialmente resistentes à seca devido à capacidade de armazenar ågua em suas folhas carnudas, tornando-as adequadas para ambientes aquecidos e secos.

Cactos
Ícones das ĂĄreas desĂ©rticas, os cactos se dĂŁo muito bem acima dos radiadores. Sua capacidade de armazenar ĂĄgua em seus caules os torna perfeitamente adaptados a ambientes quentes e secos. Com sua diversidade de formas e tamanhos, os cactos adicionam uma dimensĂŁo Ășnica Ă  sua decoração interna.

Outras plantas que suportam bem o aquecimento…

saintpaulia violettes africaines plantes résistantes au chauffage et à l'air sec

Violetas africanas Saintpaulia plantas resistentes ao aquecimento e ar seco.

É difĂ­cil citar todas elas. No entanto, nĂŁo podemos resistir Ă  vontade de listar algumas plantas adicionais para decorar o interior aquecido no outono-inverno. VocĂȘ tambĂ©m pode se apaixonar por:

– Aspidistra Elatior (ou aspidistra)
– Bambu
– Calathea Crocata
– Ceropegia Woodii (ou corrente de coraçÔes)
– Cordylines
– Dracaena marginata
– Espinho-de-cristo
– Epipremnum Aureum
– Euphorbia Erythrea
– Ficus elastica
– Guzmania (que, no entanto, precisa de boa umidade)
– Hoya
– Jasmim-madagascar
– Saintpaulia (ou violeta africana)
– Spathiphyllum (ou flor-da-lua)
– Tamaya
– Tillandsia (tambĂ©m conhecida como filha do ar)

 

Plantas para manter o mĂĄximo longe do aquecimento…

orchidée rose
OrquĂ­dea rosa
Créditos: iStock
Algumas plantas sĂŁo mais resistentes ao calor do aquecimento e ao ar seco do inverno do que outras. No entanto, a maioria das plantas nĂŁo suportarĂĄ bem a proxim

idade com radiadores, fogÔes a lenha ou lareiras. Uma distùncia de segurança de pelo menos um metro e bons cuidados geralmente serão suficientes para que elas passem pelo inverno. No entanto, note que algumas são muito frågeis e sensíveis às temperaturas internas. Portanto, serå necessårio afastå-las o måximo possível das fontes de calor e cuidar bem delas para evitar qualquer risco de danos. Isso se aplica especialmente a orquídeas, Aglaonema, gardenias ou plantas de orangerie (buganvília, limoeiro, lauro-rosa, laranjeira, etc.).

Plantas que apreciam condiçÔes mais frescas (azaléia, begÎnia, etc.) e aquelas que necessitam de muita umidade (samambaia de Boston, Fittonia, Kentia, etc.) também devem ser observadas de perto.

Quando decidir adotar uma planta, lembre-se sempre de que algumas variedades específicas podem ser mais resistentes às condiçÔes de aquecimento em ambientes fechados. As necessidades podem variar de acordo com a variedade exata da planta, a localização e os cuidados fornecidos. Isso significa que nenhuma planta deve ser descartada no inverno, mas é preciso se informar bem e levar a manutenção da planta escolhida a sério durante todo o ano!