Para duplicar a sua colheita de pepinos, tem de utilizar este ingrediente – nunca os plante sem ele. Vamos ver todos os pormenores.

O pepino é uma cultura hortícola muito utilizada na culinária e pode ser cultivada com segurança na sua própria horta. É uma planta pouco exigente e bastante fácil de cultivar. Embora não exija quaisquer condições de solo ou cuidados específicos, desenvolve-se melhor em solo fértil e beneficia de fertilizantes.

As plantas de pepino crescem rapidamente e desenvolvem-se rapidamente. Devem ser colocadas num local ensolarado e, após cerca de 40 dias, pode esperar-se a primeira colheita. Se o verão for longo, pode plantar várias vezes ao longo da estação.

No entanto, antes de escolher as sementes a semear, é preciso prestar atenção ao tipo de pepino que se selecciona. Existem pepinos híbridos autopolinizáveis e pepinos partenocárpicos. Os pepinos autopolinizados produzem mais frutos quando plantados no solo do que numa estufa, pois podem ser polinizados pelas abelhas. Mas nunca plante pepinos sem este ingrediente que abordaremos a seguir.

Nunca plante pepinos sem este ingrediente – ele irá melhorar muito a sua colheita.

Para plantar pepinos, é preciso esperar que as temperaturas subam. Se as temperaturas forem superiores a 20°C durante o dia e superiores a 15°C durante a noite, é a altura certa. O solo deve estar quente no momento da sementeira, pelo menos 18°C. Em seguida, pode começar por selecionar a variedade de pepino adequada para si.

A primeira etapa consiste em fazer germinar as sementes. Pega num recipiente e cobre-o com papel higiénico dobrado, cerca de 2 ou 3 camadas. Humedeça o papel, mas não apenas com água. Na verdade, o ingrediente que precisa de usar antes de plantar pepinos deve ser adicionado agora, que é a glucose em pó.

A glucose em pó, que é utilizada em doces, pode ser encontrada em supermercados bem abastecidos ou online. É necessário dissolver 0,5 gramas de glucose em 1 litro de água. A glucose ativa os processos de crescimento e fornece energia às plantas para a germinação e o desenvolvimento.

Em seguida, adicione a vitamina C vegetal à água com glucose (também conhecida como ácido ascórbico). Neste caso, é preciso menos, apenas 0,1 gramas. Isto irá aumentar a imunidade e a resistência ao stress. Depois, humedeça o papel higiénico e polvilhe as sementes sobre ele. Fecha-o com uma tampa ou um saco de plástico para criar um efeito de estufa. Coloca-o num local quente e espera 4 dias.

Transição da sementeira para o solo

Passado o tempo, pega na pequena estufa que criaste e devem aparecer alguns rebentos. Graças às vitaminas e à glucose, todos os rebentos vão nascer com raízes fortes e desenvolvidas. Antes de os plantar em vasos, é melhor esperar que o caule cresça até cerca de 5 centímetros.

Depois, podes transferir os rebentos individualmente para copos com terra. Adicione a terra, faça um buraco para colocar as raízes sem as danificar. Lembre-se de não retirar as raízes, mas sim de as colocar na terra com um pedaço de papel ainda preso a elas.

Agora que os rebentos estão no copo e as raízes estão cobertas de terra, adiciona algumas gotas do fertilizante que utilizaste anteriormente. Coloca-os no parapeito de uma janela ao sol e espera até que o caule atinja um diâmetro de cerca de 0,5 cm e que tenham crescido várias folhas.

Prepare o solo cavando um buraco com cerca de 20 centímetros de profundidade e adicione algumas cinzas de madeira ao fundo. A cinza de madeira é rica em potássio, fósforo, cálcio, ferro e outros. Uma colher de sopa é suficiente, que depois misturará com o solo. Polvilhe mais terra e adicione matéria orgânica. Agora já pode plantar um pepino.

Retira a taça cortando-a e depois cobre-a com terra até que esteja completamente enterrada. Agora pode começar a utilizar outros fertilizantes à sua escolha. Muitos são feitos com ingredientes naturais e funcionam muito bem. Espere um pouco e verá quantos pepinos crescerão.

Gosta disto? Partilhe a inspiração com os seus amigos!