A maçã é um dos frutos mais consumidos. Seja em tartes, compotas ou clafoutis, não faltam receitas para saborear este suculento fruto. Para além do seu sabor doce e ácido, os benefícios da maçã para a saúde não devem ser descurados. Todos nós conhecemos o ditado popular que diz que “uma maçã por dia mantém o médico afastado”. Para tirar o máximo partido deste fruto, aprenda a cultivar uma macieira a partir de algumas sementes para uma colheita biológica.

Depois de dar uma dentada na maçã, não deite fora as sementes. Elas podem servir de sementes para fazer crescer a sua macieira e desfrutar ao máximo dos doces frutos. No entanto, escolha sementes de uma maçã biológica para garantir que a sua árvore está livre de qualquer vestígio de pesticidas. Para cultivar a sua árvore de fruto, é necessário passar por várias etapas.

Como cultivar uma macieira a partir de sementes?

Etapa 1: Secagem das sementes de maçã

Recolha as sementes dos seus frutos e limpe-os bem para remover qualquer polpa ou resíduo de fruta.

Depois de limpar as sementes, secá-las com um pano e colocá-las ao ar livre para eliminar a humidade restante.

Passo 2: Germinar as sementes

Embrulhe as suas sementes numa toalha de papel húmida ou num papel de seda. Em seguida, colocá-las num saco de plástico selado ou num recipiente de plástico que será colocado no frigorífico. É importante dar às sementes condições invernais, pois é neste período que elas desenvolvem rebentos e raízes. Também é possível germinar as sementes em algodão húmido ou em toalhas de papel, em vez de utilizar uma toalha de papel.

O processo de germinação leva tempo, pelo que deves deixar as tuas sementes no frigorífico durante pelo menos 8 semanas. Não te esqueças que, apesar de teres criado um inverno artificial para as tuas sementes, é melhor germiná-las durante o inverno real para que possas plantá-las no início da primavera, depois da geada, quando as sementes saem da dormência. Depois de ter germinado as sementes, pode passar à plantação.

Etapa 3: Plantar as sementes

Para isso, escolha um vaso com terra de pH neutro. Cave um buraco ligeiramente maior do que o tamanho da sua semente no solo. Como o rebento jovem ainda é frágil, tenha cuidado ao colocar a sua semente germinada no buraco. O rebento deve estar virado para baixo.

Para estimular o crescimento da macieira, pode adicionar apenas composto e evitar o uso de fertilizantes. Em seguida, cubra a semente com terra, firme-a suavemente e regue o solo. Mantenha o vaso à temperatura ambiente e à sombra parcial. As macieiras apreciam o calor, mas o sol pode queimar a sua pequena e frágil macieira. Após algumas semanas, vai notar o aparecimento das primeiras folhas. Só então poderá colocar o vaso à luz do sol.

Passo 4: Transplantação da macieira

Quando a macieira atinge uma altura de 10 cm, pode levá-la para o exterior. Pode transplantá-la para um vaso grande, mas de preferência plante-a no solo. A macieira precisa de espaço e de luz solar. Uma macieira necessita de mais de 6 horas de sol por dia. Quanto ao solo, escolha um substrato bem drenado, com pH neutro e que retenha a água.

Quando a sua árvore começar a criar raízes no solo, regue-a a cada 10 a 12 dias. Pode espaçar as regas à medida que a árvore cresce. No entanto, se o tempo estiver muito seco, prefira regas semanais ou quinzenais.

Para ter uma macieira e garantir a produção de frutos, recomenda-se não confiar apenas nas sementes de uma única variedade de maçãs, mas recolher sementes de dois tipos diferentes e plantá-las juntas. Isto porque a macieira é uma árvore de fruto auto-estéril. Assim, o pólen de uma variedade de maçã não é suficiente para fecundar as flores da mesma macieira e produzir frutos. O mesmo acontece com outras árvores de fruto, como a cerejeira, a ameixeira ou a pereira.

Cuidados com a macieira

Não é necessário podar a macieira jovem, pois isso atrasará a frutificação, tanto mais que as macieiras precisam geralmente de tempo para dar frutos. No entanto, pode retirar os ramos doentes ou mortos. Lembre-se também de retirar os rebentos para evitar ter ramos que precisem de ser podados.

Quando a sua árvore for suficientemente grande, dê-lhe um pouco de fertilizante na primavera para a nutrir. Evite utilizar fertilizantes mistos que servem para fertilizar as árvores e matar as ervas daninhas, pois este tipo de fertilizante não é adequado para as macieiras.

Estas instruções ajudá-lo-ão a cultivar a sua macieira em casa para desfrutar do sabor das maçãs biológicas. É preciso ter paciência, pois leva tempo a crescer.

Gosta disto? Partilhe a inspiração com os seus amigos!