Nem toda a gente sabe que a orquídea é uma flor muito antiga e muito apreciada. Cada vez mais pessoas se afeiçoam a esta bela planta. As suas formas e cores dão-lhe um toque de elegância e sofisticação. Mas como fazer florescer as orquídeas? Há um truque que poucas pessoas conhecem: vamos descobrir.

Como sabe, existem muitas variedades de orquídeas. Uma das mais conhecidas e populares é a Phalaenopsis. É escolhida para dar um toque de elegância ao local onde se encontra; de facto, pode ser vista em casas, lojas e até escritórios. No entanto, como qualquer planta, precisa de muitos cuidados e atenção.
Não é tão fácil cultivá-lo, mas há um truque que o deixará de boca aberta, de facto, em apenas alguns movimentos poderá torná-lo tão exuberante e saudável como sempre: vamos descobrir como, ficará espantado assim que vir o resultado: todos os detalhes.
ORQUÍDEAS SAUDÁVEIS E PRÓSPERAS: EIS COMO O FAZER
Para saber como cultivar perfeitamente uma orquídea, é necessário conhecer as noções básicas desta planta; de facto, é bom começar pelas raízes. Para a manter saudável, é necessário colocá-la num vaso de qualquer tipo, seja ele de terracota, de plástico ou mesmo de tecido.
Mas a melhor opção é cultivá-la num vaso de vidro ou transparente, para que as suas raízes recebam a quantidade certa de luz. Se tiveres pelo menos uma, terás reparado que as raízes estão cobertas com uma camada branca, porque desta forma a planta pode absorver a quantidade certa de água.

Os vasos transparentes são também muito úteis para controlar continuamente a saúde da planta. Para além disso, as raízes são todas aéreas, pelo que as orquídeas não precisam de crescer no solo. Mas nem toda a gente sabe que é possível utilizar outro elemento para as fazer crescer em perfeita saúde. Logo nos primeiros dias, verá que elas ficarão super exuberantes. O processo é muito simples: vamos descobrir.
Utilizar este material em vez de terra: resultado incrível
Nem toda a gente sabe que, para manter as orquídeas saudáveis e florescentes, é necessário inserir um elemento em vez de terra para vasos. Estamos a falar de um material que poucas pessoas conhecem, nomeadamente a perlite.
Porque é que é adequada para esta planta? A perlite é de origem vulcânica, o que faz dela um excelente isolante térmico. Além disso, favorece o enraizamento dos ramos.

O aspeto é muito semelhante ao das bolas de poliestireno, de facto a perlite é branca e muito leve, além disso não altera o Ph da orquídea. Os viveiristas utilizam-na para favorecer o crescimento e o desenvolvimento das plantas, pois permite que a planta receba a água de forma correcta e facilita a respiração das raízes, uma vez que não se compacta como a terra dos vasos, impossibilitando a estagnação da água.