Você sabia que existe um remédio natural para fazer orquídeas saudáveis ​​durarem muito tempo? Com este remédio suas orquídeas vão durar até mais de 10 anos, vamos descobrir qual é o remédio!

Você adora orquídeas e gostaria de cuidar melhor delas? Essa planta altamente decorativa está entre as mais procuradas para deixar ambientes internos e externos mais bonitos, mas às vezes não é fácil obter resultados positivos, principalmente para quem não tem o dom verde. Felizmente , existem soluções que facilitam o cuidado desta magnífica planta e garantem resultados duradouros.

É preciso muito pouco para curar orquídeas , especialmente se um ingrediente especial, como cinzas de madeira, for adicionado às plantas. Isso mesmo, pode parecer estranho para você, mas esse composto é excepcional para obter orquídeas saudáveis ​​e luxuriantes, fazendo-as durar até mais de 10 anos. Vamos descobrir tudo sobre orquídeas e cinzas de madeira!

Uma orquídea saudável

Planta de incrível beleza e presente em diversas cores, a orquídea fica esplêndida quando floresce. As flores dão um toque de charme a qualquer ambiente e por isso muitos decidem cultivá-las, mesmo aqueles que não entendem muito de jardinagem.

vaso de orquídeas brancas

Caracterizada por hastes floridas longas e flexíveis, a orquídea floresce por muitos meses, é uma planta resistente e para crescer bem precisa ficar sempre em temperatura amena, com exposição indireta à luz. Além disso, deve ser mantido constantemente úmido.

No entanto, para garantir uma floração duradoura, é necessário intervir com o fertilizante certo . Uma das melhores e absolutamente naturais é a cinza de madeira, vamos descobrir todas as propriedades e benefícios que ela garante para as orquídeas.

Cinza de madeira para orquídeas saudáveis

A cinza de madeira, mesmo que muitos não saibam, pode ser utilizada não só para limpeza, mas também como adubo para as plantas. Na verdade, é um excelente fertilizante e basta misturar um pouco com a terra da orquídea para garantir todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Este composto contém potássio, fósforo e cálcio, todos minerais importantes para o crescimento das plantas. Perfeito para usar também por seus efeitos antiparasitários, a cinza de madeira nunca deve ser jogada fora quando é produzida na lareira, mas armazenada e usada no mundo certo.

Para usá-lo como pesticida, misture duas colheres de sopa de cinzas em alguns mililitros de água e despeje a solução nas plantas. Suas orquídeas crescerão saudáveis ​​e não serão atacadas por pragas.

Todos os benefícios da cinza de madeira

Rica em elementos úteis para o solo, a cinza fornece às plantas a quantidade certa de fósforo, potássio, magnésio e cálcio. Para ser preciso, as cinzas contêm cálcio em quantidades de 20 a 45%, potássio em quantidades de 5 a 30% e fósforo presente em porcentagens de 2 a 18%.

Além disso, deve-se enfatizar que outros elementos como cobre, boro, ferro são encontrados nas cinzas, todos minerais úteis para o crescimento saudável das plantas no solo. Outro benefício que a cinza traz ao solo é aumentar seu pH , tornando-o melhor para o desenvolvimento das chamadas plantas basófilas.

Como usar cinza de madeira

Como já mencionado, nunca jogue as cinzas que se formam da lareira, mas use-as para adubar suas orquídeas. Para aproveitar sua eficácia, basta adicionar algumas colheradas de cinza de madeira ao solo das plantas, sem exagerar nas doses.

orquídeas exuberantes

E se você tem horta, também pode usar cinzas de madeira para suas plantações, tendo o cuidado de usar cerca de 150 gramas de produto por metro quadrado.

Estas doses referem-se a quem tem uma pequena horta ou hortas de pequena dimensão. Se, por outro lado, se trata de culturas mais extensivas, é bom saber que são necessários 15 kg de cinza seca para cerca de 100 metros quadrados de terreno.