A Sansevieria trifasciata  (também conhecida pelo nome Dracaena trifasciata) é uma das plantas de interior mais populares e apreciadas, especialmente devido à sua extraordinária resistência a qualquer clima ou humidade.

Esta planta pode durar vários anos em qualquer canto da casa, independentemente da quantidade de luz ou de água que recebe.

A questão muda, no entanto, se quisermos fazer florescer a Sansevieria. Esta planta só floresce em determinadas condições, e pode dar-nos um verdadeiro espetáculo.

Fazer florescer a sansevieria é difícil, mas certamente não é impossível. Basta tentar reproduzir as condições climáticas do seu habitat natural, e nós explicamos como fazer isso abaixo.

Rega

A sansevieria não deve ser regada diariamente, pois tem tendência a apodrecer. Regar pouco e apenas quando o solo estiver completamente seco.

Durante o inverno, regar apenas um par de vezes por mês, não mais.

Luz

O local ideal para uma sansevieria é perto de uma janela bem iluminada, para que as suas folhas se desenvolvam saudáveis e fortes e tenham uma cor muito verde.

O crescimento da sansevieria é lento e só produzirá 3 ou 4 folhas por ano. Se as folhas se dobrarem, é sinal de que a planta precisa de mais luz.

Poda

Nunca cortar as pontas das folhas. A Sansevieria não necessita de poda. Retire apenas as folhas secas para evitar o desenvolvimento de doenças.

Fertilizantes

Aplique um pouco de fertilizante no final da primavera e no início do verão, uma vez por mês, até à chegada do outono.

Utilizar um adubo para flores, rico em nutrientes necessários para fazer florescer a sansevieria. Esta planta floresce no final do verão e produzirá flores com aroma a baunilha.

A sansevieria não é apenas uma planta maravilhosa para a decoração, é também útil para purificar o ar da casa e, se a conseguir fazer florescer, pode perfumar toda a casa.