Crescer tomates em casa com TEO
Você quer cultivar tomates em casa, mas você não tem espaço ou equipamento de jardinagem? Não entre em pânico, graças a uma ponta simples e engenhosa, você pode cultivar tomates usando garrafas de plástico simples. Este método, chamado TEO, é prático e ecológico.
Requisitos de equipamento:
- Pequenas garrafas de plástico (de preferência garrafas de água ou refrigerante)
- Fertilidade
- Sementes de tomate
- Aves
- Tags para identificar plantas
Passos de cultivo:
1. Comece cortando cuidadosamente o topo de garrafas de plástico para criar mini potes de jardim. Certifique-se de perfurar alguns pequenos furos na parte inferior das garrafas para permitir que a água flua.
2. Encha as garrafas com solo fértil. Certifique-se de compactar bem o solo para garantir uma boa base de plantio.
3. Plante uma semente de tomate em cada garrafa. Certifique-se de respeitar a profundidade de plantação recomendada para sementes de tomate.
4. Água as plantas regularmente, garantindo a umidade constante nas garrafas. Os pequenos furos na parte inferior das garrafas permitirão o excesso de água para drenar.
5. Coloque as garrafas em um lugar ensolarado para que as plantas possam desfrutar da luz natural necessária para o seu crescimento.
Dicas práticas:
- Identificar cada garrafa de plástico usando etiquetas para conhecer as variedades plantadas.
- Certifique-se de monitorar regularmente a umidade do solo e água as plantas assim que necessário.
- Se as plantas se tornarem grandes demais para as garrafas, você pode transplantá-las em potes maiores ou diretamente no chão.
Seguindo estes passos simples e usando garrafas de plástico reciclado, você pode cultivar tomates em casa de forma eficiente e econômica. O método TEO lhe permitirá desfrutar de uma abundância de fruta saborosa, promovendo a reciclagem e reutilização de materiais diários.