Os Muscari (Pelargonium) são plantas de varanda muito populares. Mas para as manter em flor durante todo o verão e com um aspeto de espetáculo floral, é necessário alimentá-las com os produtos certos. Mas não é necessário recorrer a fertilizantes comprados em lojas. Se tiver em casa arroz branco simples, pode fazer um fertilizante natural para elas.
- Animado
- Ofensivo
- Indecoroso
Adubo de arroz para gerânios
E como preparar este milagre branco? Basta cobrir 50 gramas de arroz com 0,5 litros de água e deixar repousar durante 24 horas. Passado esse tempo, basta coar o líquido e está pronto a usar.E com que frequência se deve usar? De preferência 1 a 2 vezes por mês durante a época de crescimento. Os nutrientes do arroz não só favorecem a formação de botões e o desenvolvimento das flores, mas também o crescimento de novas folhas e rebentos.
E se não utilizar todo o adubo de arroz, pode guardá-lo no frigorífico sem qualquer problema. Conserva-se durante duas semanas. No entanto, lembre-se de que a temperatura da água do arroz ao regar deve estar próxima da temperatura ambiente novamente. Não deve ser <nbsp;fria, caso contrário as raízes da planta podem sofrer um choque desagradável. Se não puder fazer de outra forma, aqueça o fertilizante um pouco no micro-ondas ou dilua-o em água morna. No entanto, é melhor tirá-lo do frigorífico e deixá-lo aquecer pelo menos meia hora antes de o regar.</nbsp;
Quando não utilizar fertilizantes para o arroz
No entanto, esta fertilização frequente nem sempre é necessária. E o que é que devemos seguir? Se reparar que a superfície da terra do vaso tem uma placa branca e que os seus gerânios têm folhas desbotadas, isso significa que as suas flores de varanda estão demasiado fertilizadas e deve dar-lhes pelo menos um mês de pausa. E as plantas com flores que acabaram de sair da loja? Provavelmente têm nutrientes suficientes, por isso pode fertilizá-las pela primeira vez dentro de duas ou três semanas.
Zdroj fotografie: Pixabay
O peróxido ajuda a combater as doenças
Acha que os seus gerânios foram atacados por podridão ou por pragas do solo? Então, pegue no estojo de primeiros socorros que tem em casa. O peróxido de hidrogénio, que pode simplesmente diluir na água destinada à rega dos gerânios, vai resolver o problema. O peróxido de hidrogénio não se acumula no solo, pelo que os seus gerânios não correm o risco de sofrer uma overdose ou mesmo de se queimarem. E como é que funciona?
Satura literalmente a água de oxigénio. Isto tem um efeito benéfico nas raízes das muscadinas – fortalece-as e cura-as. Esta estimulação tem também um efeito positivo numa melhor formação dos botões e numa coloração mais eficaz das flores dos gerânios. E qual a quantidade a utilizar? Uma colher de sopa de água oxigenada a 3% diluída num litro de água é suficiente. Se acidentalmente adicionar um pouco mais de peróxido ao penso, nada acontecerá, mas é definitivamente melhor não exagerar.
O peróxido também actua contra as doenças fúngicas
Uma vez que esta solução não actua como um fertilizante no sentido clássico, pode ser aplicada não só como um agente de rega, mas também como um spray nas folhas ou em qualquer parte do gerânio. Assim, se, por exemplo, as suas flores de gerânio foram atacadas por oídio ou se pensa que uma doença fúngica desagradável se está a desenvolver nas folhas, basta aplicar o peróxido como um spray protetor todos os dias durante quatro a cinco dias. O problema deverá diminuir significativamente.
