As orquídeas são muito apreciadas pela sua beleza e elegância. No entanto, nem sempre são fáceis de cuidar. Entre problemas de raiz e a dificuldade encontrada para as fazer florescer de novo, pode ser difícil manter de boa saúde estas flores de que tanto gostamos. Por isso, qualquer dica é boa. E se forem simples e eficazes, não importa se são um pouco invulgares! Por isso, veja esta dica para cultivar magníficas orquídeas… enquanto recicla as suas cascas de noz de uma forma inteligente!

Porquê utilizar cascas de nozes para as orquídeas?

Se estiver a sentir um pouco de fome, as nozes são muitas vezes a resposta! Ricas em nutrientes (vitaminas B e E e ómega 3), são um excelente petisco, tal como as suas cascas, que também são boas para as nossas plantas! Colocadas no solo das nossas orquídeas, ajudam-nas a florescer, tornando o solo mais arejado. Excelentes para substituir as bolas de argila, permitem uma boa oxigenação do solo e uma drenagem eficaz da água no interior do vaso. Isto permite que as suas plantas absorvam melhor a água trazida durante a rega. Colocados sobre o substrato, ajudam também a conservar a humidade e o calor, reduzindo a necessidade de rega da sua orquídea.

Créditos: LubosHouska / Pixabay

Acima de tudo, graças ao seu elevado teor de iodo, evitam que o solo se torne demasiado calcário, o que não é bom para o desenvolvimento e a saúde deste tipo de plantas. Além disso, este teor de iodo actua como um repelente para os pequenos insectos nocivos que possam pensar em roçar demasiado perto das flores. Por fim, estas conchas desintegram-se muito lentamente, pelo que a orquídea pode beneficiar delas durante muito tempo.

Como é que se faz isso?

Quer utilize cascas de noz, de noz-pecã, de avelã ou de macadâmia, as propriedades são as mesmas. No entanto, não as pode utilizar tal como estão nas suas plantas. Deve sempre esmagá-las num moinho ou com um martelo antes de as utilizar. Depois, pode utilizá-las de várias maneiras.

orchidée refleurir luminosité
Créditos: Flickr/Maja Dumat (Blumenbiene)

Em primeiro lugar, podem ser utilizados para a drenagem se forem colocados no fundo do vaso. Em alternativa, podem ser suavemente adicionados ao substrato, idealmente com casca de pinheiro, musgos vegetais, fibra de coco ou mesmo bolas de argila, se desejar. Tal como as borras de café ou as cascas de ovo, os restos de comida enriquecem a terra e ajudam-na a arejar corretamente. Por fim, a sua utilização como cobertura vegetal é uma última opção muito eficaz.

E se não tivermos orquídeas, o que é que fazemos com as cascas das nozes?

Têm muitas utilizações no jardim. Por isso, em vez de as deitar para o lixo, pense melhor! Pode, por exemplo, juntá-las ao seu caixote de compostagem. É preciso esmagá-las bem antes de as colocar no composto para que se decomponham corretamente. Ao fim de vários meses, terá um adubo natural muito eficaz. Pode também queimá-las diretamente para obter cinzas muito ricas em nutrientes. Para todas as suas plantas verdes, plantas de casa, arbustos e até orquídeas, pode então utilizar estas cinzas para enriquecer o seu solo!