Orquídeas: 12 dicas simples e eficazes para revivê-las

Entre as plantas mais bonitas que todos queremos em casa estão as orquídeas . Mas quem depois de comprá-los conseguiu realmente manter esta planta viva e em boas condições? Porque o mais difícil é manter a floração o maior tempo possível e poder dar à luz novos botões.

As orquídeas são uma das flores mais comuns e amadas. Possuem cores vivas e exóticas , e conferem classe e personalidade aos locais em que se encontram. É uma planta tropical e perene, mas necessita de tratamentos adequados.

A orquídea é uma das plantas de interior mais elegantes e refinadas e muitas pessoas se desesperam quando a folhagem começa a perder o brilho e a planta começa a murchar. Mas não devemos perder a esperança. Para fazer uma orquídea florescer, é simples: você só precisa saber como fazê-lo!

No restante do artigo, você verá como cuidar de orquídeas graças a 3 dicas eficazes e fáceis , mesmo para quem infelizmente não tem o dedo verde.

1) Verifique as raízes antes de regar

Para saber se sua orquídea precisa ser regada, observe o aspecto e a cor das raízes .

Quando estes ficarem opacos e acinzentados, significa que você pode fazer uma rega. Se estiverem brilhantes e verdes, não precisam de água.

2) Cuidado com o gotejamento

A causa número um do fracasso no cultivo de orquídeas é o excesso de água . Isso faz com que as raízes apodreçam e, portanto, a morte de sua planta. Regue generosamente, uma vez por semana e seguindo a primeira dica . Mas acima de tudo, escorra bem a panela, nunca deixe água no pires e evite ao máximo regar o coração da folhagem.

3) Borrife as folhas

Lembre – se de borrifar as folhas da sua orquídea com frequência com um pulverizador. Se puder, faça uma vez por dia. Ao fazer isso, você mantém uma atmosfera úmida perto de sua planta, o que é muito benéfico para ela.

4) Use uma bandeja de umidificação

Para umidificar o ar ao redor, você pode colocar uma cama de pedrinhas de barro ou cascalho em uma bandeja e colocar o vaso de suas orquídeas por cima. Certifique-se de que há sempre um pouco de água no fundo da bandeja . Argila ou cascalho evitam que as raízes fiquem de molho na água para que não apodreçam.

5) Gordura com moderação

As orquídeas não precisam de muitos nutrientes . Você pode, é claro, usar um fertilizante especial para orquídeas , mas um fertilizante orgânico caseiro também serve. Por outro lado, preste atenção à overdose, é necessário diluir o fertilizante e não dar mais de uma vez a cada quinzena.

Quando sua planta estiver em fase de crescimento, ou seja, produzir novas folhas, dê-lhe um fertilizante de nitrogênio . Enquanto sua planta estiver florescendo, ajude-a dando-lhe fertilizante rico em potássio . Se você não sabe dizer se sua orquídea está florescendo ou crescendo, adicione esses dois tipos de fertilizantes alternadamente.

6) Limpe as folhas

É importante limpar as folhas de suas orquídeas de vez em quando , porque muitas vezes estão cobertas de poeira ou manchadas com calcário da água que você usa para borrifá-las. Para fazer isso, basta usar um pano úmido. Tenha cuidado, não use polidores para plantas verdes porque eles fazem mais mal do que bem.

7) Cuidado com o aquecimento

As orquídeas amam a umidade e odeiam o clima quente . O aquecimento no inverno, portanto, não é muito popular. Na verdade, seca o ar em nossa casa. No inverno, evite colocar suas plantas em ambientes superaquecidos ou perto de uma fonte de calor.

8) Mude-os

As orquídeas são cultivadas em vasos. Portanto, é muito fácil movê-los de acordo com a estação do ano para oferecer sempre a melhor localização. Por exemplo, você pode colocar suas orquídeas em sua sala de abril a outubro e colocá-las no banheiro no inverno para que não precisem suportar o ar seco e quente das salas de estar.

9) Deixe-os descansar

Deixe suas orquídeas descansarem de vez em quando. Quando você perceber que sua planta está saudável, mas não floresceu por 3 ou 4 meses, coloque-a em uma sala fresca em torno de 15°C por 3 semanas e reduza a frequência de rega. Sua planta agradecerá muito rapidamente fazendo novas flores.

10) Após a floração

Após a floração, quando as flores de um caule estiverem todas desbotadas , corte o caule acima de um “olho” para induzir outra floração. Muitas vezes, após a segunda floração, as hastes secam completamente, considere cortar essas hastes na base .

11) Replantar

Você não precisa replantar suas orquídeas todos os anos . Faça isso somente quando perceber que as raízes de suas plantas estão crescendo muito além do vaso . Isso acontece a cada dois ou três anos. Nunca replante durante o período de floração e no verão .

12) O que fazer com raízes secas

Quando você vê raízes secas , você precisa cortá-las de forma limpa com um instrumento limpo e bom de corte. Tenha especial cuidado para não ferir as partes vivas de suas plantas.

É sua vez…

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos no Facebook !